Vitrine da Costa

Vatapá da Elíbia Portela

Quer aprender a fazer o verdadeiro Vatapá da Bahia? Então vou lhe passar a receita dessa pessoa especial e uma das maiores culinaristas e chefs do Brasil. Vamos lá?

Ingredientes
3 litros de caldo de peixe
10 a 12 pãezinhos de sal
1 coco grande batido no liquidificador com 3 xícaras de chá de água morna e em seguida, espremido num pano de prato úmido
150 ml de azeite de dendê
100g de camarões secos tratados ( limpos)
½ xícara de chá de castanha de caju e amendoins torrados e moídos
1 colher de sopa de camarões secos moídos
1 colher de café de gengibre ralada e a carne retirada do peixe desfiada.

Modo de Fazer
Rasgue os pãezinhos em pedaços e deixe-os de molho no leite de coco por alguns minutos. Por no copo do liquidificador, juntamente as castanhas, amendoins, farinha de camarão seco e gengibre. Bater por
Alguns minutos e transferir para uma panela. Agregue o caldo do peixe ( aos poucos), carne do peixe desfiada, camarões secos tratados, e o dendê. Levar ao fogo sempre mexendo até formar um creme consistente que ferve por 5 minutos( ferve).

Obs.: Se engrossar muito, dilua colocando mais caldo de peixe, caso contrário, junte mais pão batido com caldo de peixe.

CALDO DE PEIXE – 1 kg de cabeça e rabo de peixe bem lavados com água e limão, e temperado com 1 colher de sobremesa de sal, 2 dentes de alho socados, 1 colher de chá de pimenta branca em pó, 30 ml de azeite de oliva e ¼ de xícara de chá de coentro picado. Reservar por ½ hora. Transfira para uma panela funda, junte: ½ kg de tomates sem sementes cortados em cubos largos, ½ pimentão, 1 cebola em fatias, ½ xícara de chá de cheiros verdes picados, 2 cubos de caldo de peixe, 4 litros de água quente. Cozinhe todos até que os tomates e a carne do peixe se desmanchem. Passar por peneira. Reserve a carne para desfiar.

Dica: Você pode substituir o peixe por ½ k de bacalhau ( tipo Saithe).
O Vatapá é um excelente acompanhamento das moquecas.
Junto sempre está presente, o Arroz de Viúva e o Caruru

Francisco, o Gregório ( Baiano do Acarajé), substitui o pão, por feijão fradinho demolhado, sem peles e moído ( que é a base da massa para o acarajé)

E então? Gostou?

Comente....
.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top