Vitrine da Costa
Teatro L’Occitane/Trancoso


4ª FESTIVAL DE MÚSICA EM TRANCOSO MOVIMENTA A CIDADE
COM O MELHOR DA MÚSICA ERUDITA E POPULAR

Evento une grandes nomes em oito dias de apresentações e também promove atividades que fazem das artes um instrumento de desenvolvimento e inserção social


O festival Música em Trancoso (MeT) chega à sua quarta edição levando muitos motivos para os fãs da música erudita e também para os moradores da cidade comemorarem. Marcado para 7 a 14 de marçode 2015 é muito mais do que um evento musical cujo sucesso aumenta a cada edição, o MeT também se fortalece como um efetivo fomentador sociocultural, turístico e econômico na região.

Em 2014, durante oito dias de festival foram recebidos cerca de 10 mil espectadores, entre moradores da região e fãs de música clássica vindos de dentro e fora do País. Em 2015, a movimentação também será intensa. O público esperado gira, novamente, em torno de 1.000 pessoas ao dia, todas elas atraídas pela programação de alta qualidade, formada por cerca de 40 solistas, maestros e dançarinos e, também, duas orquestras – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Experimental de Repertório –, totalizando mais de 200 músicos.

Entre os grandes nomes eruditos e populares com presença confirmada no festival, é possível destacar a mezzo soprano búlgara Vesselina Kasarova, o vibrafonista californiano Joe Locke, o tenor argentino Enrique Folger, os maestros Roberto Minczuk, Carlos Moreno e o francês Benoit Fromanger, o violinista da Filarmônica de Berlin, Rüdiger Liebermann, o Quinteto Celibidache - liderado por Lorenz Nasturica-Herschowici, o pianista Maciej Pikulski, o consagrado músico Cesar Camargo Mariano e os sambistas Paulinho da Viola e Fabiana Cozza (confira a programação completa em anexo).

Além apresentar espetáculos concorridos e de alto nível, o MeT também é responsável por fazer de Trancoso um verdadeiro palco para o intercâmbio artístico. Isso porque 600 alunos de cinco escolas dessefamoso distrito do sul da Bahia serão levados para assistir aos eventosgratuitamente e, para intensificar ainda mais a imersão dos jovens dentro do universo do erudito e despertar o interesse e o talento, os estudantes de música poderão participar de masterclasses diárias, ministradas e preparadas pelos solistas participantes durante toda a semana do evento. A programação ainda será estendida para além do Teatro L’Occitane/Trancoso (onde acontecem os concertos principais), com previsão de duas apresentações gratuitas ao ar livre na Praça do Bosque.

Mesmo que ocorra depois que a alta estação se encerra em Trancoso, o MeT também traz grandes resultados para o turismo. Durante todas as edições, os meios de hospedagem e restaurantes registram 100% de ocupação e, muitas vezes, a renda obtida por vans e táxis é superior à apurada durante todo o verão. Em 2014, as microempresas tiveram um faturamento acima R$ 600 mil.


Festival Música em Trancoso 2015
Data: 7 a 14 de março de 2015
Início dos concertos: 18h30
Local: Teatro L’Occitane/Trancoso
Endereço: Complexo Terravista – Estrada Municipal de Trancoso, km 19 – Portaria Aeroporto Terravista - Trancoso, BA
Duração das apresentações: 1h30
Ingresso: R$ 100,00 (por noite)
As entradas podem ser reservados com antecedência via Ingresso Rápido.

Veja aqui a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

*Sujeita à alteração.



SOBRE O MÚSICA EM TRANCOSO



O Música em Trancoso (MeT) surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico. Com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro, já passaram pelo MeT mais de 25.000 espectadores e 300 músicos subiram ao palco, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. No palco do Teatro L’Occitane/Trancoso apresentaram-se nomes consagrados da cena mundial, como o duo de pianos Katia e Marielle Labèque, a diva do jazz Jane Monheit, a Banda Mantiqueira, a soprano Julia Thornton, a cantora Leny Andrade, o pianista David Gazarov, o violoncelista Leonard Elschenbroich, o flautista Benoit Fromanger e, em todas as edições, o músico Cesar Camargo Mariano, além da jovem brasileira, mezzo soprano, Josy Santos. O MeT mantém três atividades interligadas, que acontecem durante todo o evento: espetáculos e masterclasses no Teatro L’Occitane/Trancoso (obra do arquiteto François Valentiny) e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da cidade. Com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre, com mais de 1.000 lugares cada), o anfiteatro irá também abrigar variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, é dotado de oito salas com tratamento acústico e térmico e um espaço para realizar eventos com bar.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top