Vitrine da Costa



BaianaSystem participa de bate papo sobre a experiência com internacionalização da música

Encontro gratuito realizado pelo escritório Bahia Criativa promoverá troca de experiências entre integrantes da banda, artistas e empreendedores que atuam na cadeira produtiva da música

O escritório Bahia Criativa, fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), promove um bate papo sobre a experiência de internacionalização da banda BaianaSystem, no próximo dia 16, das 15h às 17h. O encontro, que será gratuito, contará com a presença de integrantes da banda, que falarão sobre as turnês, o lançamento CD no Japão, além de desafios e oportunidades de levar a cultura baiana por meio da mobilidade cultural. São oferecidas 30 vagas.

Voltado para artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeira produtiva da música, a oficina é parte das atividades do Bahia Music Export (BMEx), que tem como missão impulsionar a internacionalização do setor de música independente da Bahia. "Se lançar no mercado internacional exige muitas competências. Queremos construir um ambiente de aprendizado a partir das trocas e compartilhamento de experiências e informações entre artistas, público e profissionais", explica a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró.

O guitarrista da banda Baiana System, Roberto Barreto, comenta que o mercado da música - nacional e internacional - vem passando por um longo período de ajustes que envolve toda a cadeia criativa, desde as gravações e comercialização dos produtos até os shows. "Buscar formas de troca com os mercados externos tem sido muito importante na construção dos trabalhos artísticos, e os programas de apoio por parte dos governos, entendendo isso como peça fundamental da engrenagem artística e econômica, são de extrema importância para se chegar a soluções", explica o integrante do grupo. Ele destaca, ainda, que a importância da presença em festivais e conversas com os mais diversos produtores ao redor do mundo abre horizontes e traz reais resultados no entendimento da cadeia produtiva da música.

O bate papo acontece no Escritório do Bahia Criativa, localizado no Forte do Barbalho, em Salvador. A inscrição deve ser feita até às 12h do dia 14, via e-mail:bahia.criativa@cultura.ba.gov.br



Bahia Music Export (BMEx) - É um projeto integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). O objetivo é dar mais visibilidade à produção da cena musical baiana independente fora do Brasil e contribuir com a conquista de novos mercados. Assim, o BMEx desenvolve projetos especiais de intercâmbio e difusão que possibilitem a troca de conhecimento; formação de rede e criação de plataformas facilitadoras de negócios e inserção em novos mercados, a exemplo do Bass Culture Clash, no Reino Unido, em parceria coma aBritish Underground.


Bahia Criativa - O escritório Bahia Criativa, fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado da Bahia, é gerido pela Secretaria de Cultura do Estado, cujo foco é assegurar a qualificação ligada à gestão de sustentabilidade econômica de atividades criativas. As ações abrangem todos os 27 Territórios de Identidade do Estado e são realizadas por meio de cursos, palestras, seminários e oficinas, além de consultorias individuais e coletivas, que contemplam, entre outros temas, a gestão de empreendimentos criativos, a elaboração e enquadramento de projetos e plano de negócios.


Serviço

O quê: Bahia Criativa realiza bate papo sobre a experiência de internacionalização da música, com a banda BaianaSystem

Dia/hora: segunda-feira, 16 de março, das 15h as 17h

Inscrições: gratuitas, via e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br

Local: Escritório do Bahia Criativa, Forte do Barbalho – Salvador – BA


Assessoria de Comunicação - SecultBA
Foto: Filipe Cartaxo



0 comentários :

Postar um comentário

 
Top