Vitrine da Costa


Ações de saúde planejadas para o mês da mulher

Em homenagem ao Dia Internacional de Mulher, comemorado dia 8 de março, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro preparou diversas atividades que valorizam o bem estar da mulher. A programação especial, que será realizada durante o mês de março, objetiva promover ações educativas e preventivas, a fim de sensibilizar as mulheres sobre os principais cuidados com a saúde.

A vasta programação voltada para saúde feminina já está sendo desenvolvida nas Unidades de Saúde da Família. Os eventos também serão promovidos, aos sábados, das 9h às 13h, nas Unidades do distrito de Pindorama, 07/03, Mercado do Povo, 14/03, Arraial D’Ajuda, 21/03 e Trancoso, 28/03.

Entre os relevantes serviços oferecidos destacam-se exames clínicos das mamas com a finalidade da prevenção e controle do câncer de mama e do colo de útero por meio de mamografias de rastreamento e ultrassonografia; realização de exames ginecológicos; planejamento familiar e métodos contraceptivos; programa de atenção ao pré-natal através de acompanhamento na gravidez com consultas, exames e orientações de aleitamento materno para garantir a saúde e bem estar da mãe e do recém nascido; avaliação odontológica com o aparato do trailer odonto móvel; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) mediante a realização de testes de HIV, Síflis, Hepatite B e C, com a distribuição de preservativos femininos e masculinos.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, ressalta que durante todo o ano, as mulheres do município recebem ações específicas de fomento à saúde na Rede de Atenção Básica e em eventos descentralizados. “Através do Programa Saúde da Mulher buscamos diariamente desenvolver e gerenciar as políticas de saúde, para garantir uma atenção de qualidade para as mulheres. Nosso principal objetivo é atender as necessidades da mulher em suas diferentes fases da vida, e contribuir para o exercício de sua plena cidadania por meio do acesso às consultas, realização de exames com vistas ao diagnóstico precoce para o tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida para as mulheres de Porto Seguro”, enfatiza.




Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top