Vitrine da Costa



Porto Seguro - Secretaria de Saúde faz campanha educativa no combate à tuberculose

Nesta terça-feira, 24/03, é comemorado o dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro, através do Programa de Tuberculose, preparou ações de prevenção e conscientização da doença.

A ação alusiva ao combate do Bacilo de Koch, realizada na Tarifa dos Pescadores, desenvolveu no período da manhã atividades de promoção à saúde por meio da solicitação de exames de baciloscopia de escarro, utilizado para identificar possíveis pessoas infectadas, palestras sobre o que é a tuberculose e as formas corretas de tratamento, além da oferta de testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e exercícios físicos como parte recreativa. Simultaneamente ao evento, todas as Unidades de Saúde da Família do município intensificaram busca ativa de casos suspeitos por meio de consultas médicas.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, enfatiza que a tuberculose é uma doença que tem cura se tratada adequadamente. “É importante que as pessoas conheçam as formas de contágio e transmissão da doença e entendam que tem cura, basta o comprometimento do paciente. Essas ações, que são implementadas durante todo o ano nas unidades de saúde, visam esclarecer que a busca ativa de sintomáticos para diagnóstico e tratamento é importante, pois é através dos exames que poderemos orientar as pessoas que apresentam indicativos da doença a fazer a prevenção e o tratamento adequado. Nos casos de tosse persistente há mais de semanas, procurar a unidade de saúde”, esclarece.

Sobre a doença: A tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e pode contaminar outras pessoas, já que a doença é transmitida pelo ar, afetando principalmente os pulmões. Se a doença for identificada logo no início e tratada, o risco de contaminação é eliminado. O tratamento é feito no Sistema de Saúde, com doses diárias de antibióticos durante seis meses e deve ser seguido conforme as determinações médicas.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, elogiou o trabalho itinerante da Secretaria da Saúde e destacou a importância de se prevenir e diagnosticar a doença, "Temos que enfrentar com todas as ferramentas possíveis e conscientizar as pessoas que é uma doença curável, mas que deve ser tratada adequadadmente. As unidades de Saúde estão prontas e com profissionais capacitados para atender a nossa população", afirmou.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top