Vitrine da Costa


Conferência na Argentina destaca novo modelo de Universidade da UFSB




A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e seu reitor, Naomar de Almeida, ganharam destaque na Conferência intitulada de “A Universidade do Século XXI”, na Argentina, que ocorreu dia 26 de março.



Naomar se sobressaiu na Conferência ao discursar sobre a necessidade de um novo modelo de Universidade, principalmente no Brasil, onde ainda existem fatores que impossibilitam o ingresso de todos os setores da sociedade em instituições de ensino superior.



Ele citou a UFSB como exemplo dessa nova universidade do século XXI, em que a principal característica seria a desconstrução do modelo tradicional de educação, tendo como uma de suas consequências, a forte inclusão social.



Um dos passos para a construção desse novo modelo é a oferta de ciclos iniciais comuns para todas as áreas e a possibilidade de mudanças no decorrer do curso para outra área sem prejuízo do período já cursado. Outro passo importante, é a tutoria entre estudantes veteranos e novatos, criando assim vínculos entre as turmas.



Mesmo com vários pontos positivos em casos de educação superior em outros países, como a própria Argentina, o reitor frisou que não se pode falar de uma única Universidade, tendo em vista que cada país possui suas particularidades e necessidades próprias.



Além disso, o destaque de Naomar se deu pela recentemente publicação do ranking dos pesquisadores mais citados, segundo o Google Acadêmico. Naomar de Almeida ficou na segunda colocação dentre os cientistas baianos presentes na lista de 3.000 pesquisadores de universidades brasileiras que mais têm trabalhos citados por colegas.







ACS-UFSB

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top