Vitrine da Costa


Campanha 12 por 8, benefícios da pressão arterial controlada

Para garantir a evolução constante dos índices de saúde relacionados à hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro oferece relevantes programas voltados aos hipertensos. Entre eles, destaca-se o Projeto “12 por 8”, presente nas 36 Equipes de Saúde da Família no município. O município registra 9 mil pacientes hipertensos acima dos 20 anos, cadastrados e acompanhados regularmente pelas equipes de saúde.

O objetivo da Campanha "12 por 8″, desenvolvida durante todo o ano, é conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. De acordo com a Sociedade de Cardiologia, a pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio.

A pasta da saúde disponibiliza 25 itens de medicamentos para hipertensão, o que equivale ao fornecimento de 650 mil comprimidos/ mês. Além disso, oferece consultas especializadas com clínico geral aos pacientes acometidos por esta patologia.

“Para que a pressão arterial esteja sempre controlada é necessário um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, visitas regulares às Unidades de Saúde da Família, a fim de obter acompanhamento médico, e nos casos diagnosticados com hipertensão, tratamento através de medicamento”, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top