Vitrineda Costa
Inaugurados painéis no caminho para Praia da Pitinga (BA) - crédito Coral Vivo  


Caminho para Praia da Pitinga ganha painéis informativos sobre conservação




Acaba de ser implementada na estrada que dá acesso à Praia da Pitinga a segunda etapa da iniciativa comunitária Museu Vivo e Natural do Descobrimento. Foram instalados no dia 24 de abril uma série de painéis com informações relativas às praias, recifes e falésias. O objetivo é sensibilizar e disseminar conhecimentos sobre o rico, exuberante e valioso ambiente natural que cerca Arraial d’Ajuda, no Sul da Bahia.



“Acreditamos na importância de oferecer conhecimento sobre os elementos da natureza aos frequentadores para que eles ajudem a preservá-los como bens preciosos”, explica Angélica Pereira, da Ser d’Ajuda – rede que articula iniciativas que visam melhorar as vivências e convivências do lugar. “Poucas pessoas sabem, mas é importante deixar no ambiente da praia os fragmentos naturais, como restos de corais e conchas. Eles realimentam de cálcio os corais, conchas e crustáceos, e os frequentadores da Praia da Pitinga agora têm acesso a essa e outras informações importantes para a conservação do lugar”, completa a bióloga marinha Débora Pires, coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e o copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.



A primeira etapa foi realizada no trajeto a pé para a Praia dos Pescadores, no ano passado. Desta vez, foram instalados na Estrada daPitinga e tem informações curtas para que possam ser lidas facilmente pelos motoristas e passageiros. Essa iniciativa foi concebida por membros da Associação Moradores da Estrada do Arraial d’Ajuda e Adjacências (AMEA), um grupo de pessoas que articula melhoria de vivências e convivências no Arraial d’Ajuda, da ACEP – Ação Conjunta Estrada da Pitinga, que é um grupo de empresários, moradores e amigos da Estrada da Pitinga, que se articulam para , em conjunto, implementar ações de manutenção e melhoria da Estrada e do Coral Vivo. Entre os apoiadores e realizadores, estão também a Nossa Porto Seguro e a Prefeitura Municipal de Porto Seguro / Secretaria do Meio Ambiente.





Sobre o Projeto Coral Vivo

O Coral Vivo faz parte da Rede BIOMAR (Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha), que reúne também os projetos Tamar, BaleiaJubarte, Golfinho Rotador e Albatroz. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, e trabalham nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e doshabitats relacionados. As ações do Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e realizadas pela Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN) e pelo Instituto Coral Vivo (ICV). Em parceria com o ICMBio, o Coral Vivo é coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).



:::::::::::::::::::

Informações para a imprensa: Influência Comunicação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top