Vitrine da Costa

Prefeitura comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Porto Seguro, através do Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado) marcou a comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02/04, com um evento realizado, na sede do Clube da Amizade, com a presença de pais, alunos, professores e funcionários ligados à educação inclusiva no município. “Os autistas têm um modo diferente de viver. Cabe a nós aprender a conviver com essas pessoas, que às vezes se sentem excluídas pela falta de sensibilização da comunidade”, disse a diretora do Ceame, Vera Lúcia Martins Liu.

Durante o encontro, pais e alunos apresentaram, através de depoimentos, fotos e vídeos um pouco da realidade de pessoas com autismo, Síndrome de Down e outras deficiências. Jeane Marques mostrou fotos e vídeos, onde ensina o filho Jean, que tem autismo e recebe orientação do Ceame, a fazer atividades do dia a dia, como escovar os dentes, se vestir e pentear os cabelos. “O preconceito existe, mas meu filho me deu força, coragem e sabedoria para eu não desistir nunca e lembrar sempre que ele é capaz”, declarou.



A jovem Jeane Santos, mãe do pequeno Chistian, de um ano e oito meses, que tem Sídrome de Down, também contou a sua experiência de lidar com uma criança especial. “No começo foi um choque. Enfrentei preconceito dentro da própria família e hoje eu choro de felicidade por cada conquista dele. Ele é meu tesouro, minha vida, é tudo pra mim”.

De acordo com a coordenadora Vera Liu, atualmente o Ceame atende 26 pessoas com autismo e assiste a 200 alunos na entidade, com Síndrome de Down, surdez, dificuldades de aprendizado e outras deficiências. Ao todo, são cerca de 400 pessoas no município, incluindo a sede, bairros, distritos e aldeias indígenas, que contam com os serviços das equipes de educação inclusiva e atendimento especializado. São crianças, adolescentes e adultos, cheios de “amor pra down”. Como dizia o texto da camiseta que eles usaram em mais ação de conscientização sobre o crescimento do autismo no mundo.

Secretaria Municipal de Educação

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro




0 comentários :

Postar um comentário

 
Top