Vitrine da Costa


Ministro Juca Ferreira chega ao Recôncavo Baiano com a Caravana da Cultura


A Caravana da Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura que busca estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais, chega ao Recôncavo Baiano na próxima semana. Em sua quinta edição, a iniciativa – que já passou pelas cidades de Nova Olinda, Crato, Fortaleza (CE), São Luís (MA), Salvador (BA), Belo Horizonte e Contagem (MG), visitará as cidades de Cachoeira, na terça-feira (12), e de Santo Amaro, na quarta-feira (13).



Além do ministro Juca Ferreira, participam desta edição da caravana os secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do Audiovisual, Pola Ribeiro, e a presidenta do Iphan, Jurema Machado.



Cachoeira – Em Cachoeira, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e equipe começam a caravana em almoço com o prefeito do município, Carlos Pereira. Na sequência, está marcada visita ao Candomblé Roça de Ventura. O santuário religioso, que faz parte da nação Jeje Mahi, é um dos mais antigos terreiros de candomblé da Bahia, tendo sido tombado em 2014 como patrimônio cultural do Brasil.



Ainda em Cachoeira, Juca Ferreira e equipe visitarão o imóvel localizado à Rua Benjamin Constant, nº 17, que será cedido à Administração Municipal. A edificação pertence ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é individualmente tombado pelo Instituto em função de seu valor cultural.



Na sequência, a comitiva do MinC segue para o Quarteirão Colombo para conhecer o projeto para implantação de uma nova unidade do Campus da UFRB em Cachoeira, que irá abrigar o curso de Arquitetura, com ênfase na preservação e restauro do patrimônio.



Outra atividade em Cachoeira será uma visita ao Cine Teatro Cachoeira, localizado no prédio do Cine Teatro Glória, fundado em 1922. No local, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, fará uma apresentação sobre as ações realizadas pelo instituto na região.



Juca Ferreira e equipe participam, ainda, de um jantar com a presença do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, do cantor Carlinhos Brown e do presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. Na pauta, a criação de um circuito afro no carnaval da Bahia.



Santo Amaro – Na quarta-feira, em Santo Amaro, o primeiro compromisso é uma visita à Casa do Samba. O local, que fica em uma mansão restaurada do século XIX, foi inaugurado em 2007 pelo Iphan com a missão de preservar o samba de roda. Essa manifestação cultural, enraizada, sobretudo, no Recôncavo Baiano, foi registrada como patrimônio imaterial do Brasil em 2004 e declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2005.



Na sequência, a comitiva do MinC participa de almoço com o prefeito da cidade, Ricardo Machado, e artistas locais na Casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, falecida em 2012. Depois, a comitiva visita o Centro de Estudos Culturais de Santo Amaro, ligado à UFRB.



Às 16h30, Juca Ferreira e equipe participam de Roda de Conversa com artistas, produtores, gestores e fazedores de cultura da região, no Teatro Dona Canô. As rodas de conversa, realizadas em todas as Caravanas da Cultura, fazem parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.



À noite, a comitiva do MinC participa da posse do Conselho Gestor do Bembé do Mercado, uma das mais importantes festas religiosas da Bahia, realizada desde 1889 para comemorar a abolição da escravatura e registrada como patrimônio imaterial do estado. No evento, também ocorrerá a posse do novo diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira. Para encerrar a Caravana da Cultura no Recôncavo Baiano, Juca Ferreira e equipe participam de cerimônia religiosa no Barracão, a Festa do Bembé do Mercado.



AGENDA



Cachoeira – 12/05



12h30 – Almoço com Autoridades locais (Prefeitos de Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Reitor da UFRB, Secretário de Cultura da Bahia) no Convento do Carmo

14h30 – Visita ao Terreiro “Roça do Ventura”

15h30 – Cessão à Prefeitura de Cachoeira da Casa de propriedade do IPHAN (Casarão) Rua Benjamin Constant, 17

16h50 – Quarteirão Colombo

17h30 – Conversa com o Ministro no Cine Teatro Cachoeirano

Atendimento à Imprensa

20h00 – Jantar com o Secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, Carlinhos Brown, João Jorge e Vovô Do Ilê Ayê



Santo Amaro – 13/05

10h30 – Visita a Casa do Samba

12h30 – Almoço com Prefeito de Santo Amaro na Casa de Dona Canô

15h30 – Visita ao Centro de Estudos Culturais

16h00 – Atendimento à imprensa e Roda de Conversa no Teatro Dona Canô

19h30 – Posse do Conselho Gestor do Bembé, Posse do Presidente do IPAC e Lançamento do Caderno 7 do IPAC – Largo do Mercado

21h00 – Festa do Bembé - Celebração Religiosa no Barracão – Largo do Mercado



Mais informações para a imprensa: (61) 2024-2412 e (61) 2024-2492

Representação Regional do MinC na Bahia e Sergipe | Janaina Rocha (Coordenação de Comunicação) | (71) 3417-6917 | 9248-6770 | janaina.rocha@cultura.gov.br
Hellen Caroline | (71) 3417-6915 | hellen.sousa@cultura.gov.br

Assessoria de Comunicação  da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Adriana Jacob – (71) 3103-3452 / 9983-5278 | ascom.secultba@gmail.com

 
 
Assessoria de Comunicação - SecultBA





0 comentários :

Postar um comentário

 
Top