Música é cultura... sempre nos pegamos diante dessa afirmativa. Música é cultura? Foi, é, e sempre será. Em tempos de arrocha, sofrência, pornoaxé e coisas do tipo... vamos falar um pouco sobre essa máxima: Musica é cultura. Algumas músicas se tornam mais interessantes quando se descobre a história por trás da canção. As musas, as inspirações, as circunstâncias em que uma música surgiu podem torná-la mais bonita.

Tomemos como exemplo a música Monte Castelo de Renato Russo, ouçam essa música com muita atenção, depois leia o soneto Nº 5 do poeta português Luis de Camões, e o texto bíblico 1º Coríntios Cap.13, 1-13. E veja que ela fala que o principal mandamento é o amor. Não o amor entre um homem e uma mulher propriamente dito, mas o amor entre todos os seres humanos. O texto fala claramente de amor ao próximo, e quem não tiver este sentimento em primeiro lugar, não adianta ter outros.

Escute a canção Monte Castelo com Renato Russo




Outra música interessante, sem sombra de dúvida, é a canção "O mestre-sala dos mares", de João Bosco e Aldir Blanc, gravada em 1975, em homenagem ao marinheiro João Cândido, conhecido como "O Almirante Negro", que liderou a "Revolta da Chibata", em 1910. Para quem não sabe, a Revolta da Chibata foi um movimento idealizado por Francisco Dias Martins, o "Mão Negra" e os cabos Gregório e Avelino, e depois liderado pelo cabo da Marinha João Cândido, o "Almirante negro", semi-analfabeto, que se insurgia contra os desmandos na marinha: o descontentamento com os baixos soldos, a alimentação de má qualidade e, principalmente, os humilhantes castigos corporais (chibatadas), que tinham sido reativados pela Marinha como forma de manter a disciplina a bordo.Por isso a revolta, iniciada em novembro de 1910, ficou conhecida como Revolta da Chibata

Escute a canção "O Mestre Sala dos Mares" com Elis Regina




A música sempre foi uma forma de se falar sobre vários temas, como arte, cinema, física, amor, ciência, religião etc.  Por isso vamos tomar muito cuidado com o que ouvimos, porque podemos aprender muito apenas ouvindo música. Valeu? Até a próxima!


Vitrine da Costa



Adailton de Souza é: Baixista, Violonista, Arranjador e Intérprete.
Contato: adailton.o.souza@hotmail.com Tel.: 9913-2299 / 9913-2299

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top