Vitrine da Costa


É possível comer de forma saudável nas festas juninas?


A resposta é sim. Em uma alimentação saudável não há restrições e sim equilíbrio e prazer! E quem não gosta de pipoca, milho verde, cuscuz, pinhão, bolo de milho, canjica, vinho quente e quentão? Podemos fazer pequenas adaptações em algumas receitas, sem descaracterizá-las, como usar leite desnatado, reduzir a quantidade de açúcar e, em alguns casos, misturar ou substituir por adoçante etc.

Confira algumas dicas da nutricionista da Diagnoson a+ Ana Paula Gonçalves da Silva:

- Pipoca: pode ser preparada com pouco óleo vegetal em substituição à manteiga. Se fizer questão da manteiga, pode-se misturar um pouco dos dois ou também usar menos manteiga. Faça a pipoca na panela, evite as de micro-ondas. Outra dica para reduzir a adição de sal é acrescentar ervas e especiarias na pipoca, como alecrim, tomilho, curry, páprica picante, lemon pepper, orégano, dentre outros. Fica uma delícia e conseguimos controlar melhor a ingestão de gordura saturada e sódio.

- Bolos, canjica e outros doces: nessas preparações podemos substituir o leite integral por leite desnatado. Se houver necessidade, reduzir a quantidade de açúcar, ou usar açúcar light ou usar adoçante culinário para diabéticos. O arroz doce também pode ser feito com arroz integral.

- Cuscuz: podem-se adicionar legumes, como cenoura ralada e abobrinha, e substituir a ervilha e o milho enlatado, por ervilha e milho verde frescos e/ou congelados. Dessa forma, adicionamos fibras e reduzimos a quantidade de sódio.

- Espetos de frutas (morango, uva, banana): podem ser feitos com chocolate meio amargo. Dessa forma comemos mais fibras e não deixamos de comer o chocolate!
- Pinhão, milho e batata doce: também são ótimas opções, cozidos ou assados.

- No quentão e vinho quente: podemos reduzir a quantidade de bebida alcóolica. Para aqueles que não podem consumir cachaça ou vinho, têm algumas receitas que substituem bem no sabor, como o quentão com limão, laranja, gengibre, cravo, canela e açúcar ou adoçante, e o vinho quente com suco de uva integral.

De qualquer forma, o mais importante é equilibrar as quantidades e respeitar os sinais de fome e saciedade sem perder o prazer!

Outro ponto importante nas festas juninas é aproveitar esse momento para dançar quadrilha ou forró, dessa forma ficamos mais ativos e dispostos.


A4 Comunicação





0 comentários :

Postar um comentário

 
Top