Vitrine da Costa


Diagnoson a+ lança teste inédito para diagnóstico de nódulos de tiroide na Bahia




Salvador - Afirma Test permite avaliar o nódulo tiroidiano indeterminado no exame citológico e evitar cirurgias desnecessárias



A Diagnoson a+, do Grupo Fleury, traz para a Bahia um novo exame para diagnóstico de nódulos tiroidianos. O Afirma Test ou Perfil de Expressão Gênica (PEG) permite, a partir do material coletado numa simples punção do nódulo de tiroide indeterminado, avaliar a expressão de 167 genes (142 genes que identificam nódulos benignos e mais 25 genes para neoplasia de tiroide). Nestes casos, um resultado benigno no Afirma Test poderia, a critério médico, poupar o paciente de uma cirurgia de retirada do nódulo. “Atualmente, os resultados de significado indeterminado obtidos das amostras citológicas representam um verdadeiro desafio para a equipe que cuida do paciente. A realização desse novo teste, aqui mesmo em Salvador, nos permitirá ofertar ao médico subsídios para escolher a conduta mais adequada, inclusive evitando eventuais cirurgias desnecessárias”, completa o médico radiologista da Diagnoson a+, Vladimir Monteiro Fernandes.



Nos últimos anos, houve um aumento do número de nódulos tiroidianos diagnosticados devido à utilização crescente de exames de imagem da região cervical (principalmente a ultrassonografia de tiroide), com isso a incidência de nódulos à palpação que é de 4 a 7% passou para 30 a 50% após realização da ultrassonografia de tiroide. Contudo, apesar desse aumento de frequência, apenas 5% dos nódulos de tiroide são malignos.



Neste contexto, a realização da punção da tiroide com coleta de material para estudo citológico é o exame mais importante para diferenciação entre nódulos benignos e malignos. Porém, entre 15% e 30% dos resultados citológicos podem ser indeterminados, não possibilitando esta diferenciação. Nestes casos, estudos mostram que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada do nódulo ou parte da tiroide, apenas três apresentam carcinoma, ou seja, a maior parte dos pacientes não precisava ter realizado a cirurgia. Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias. Embora o estudo do material da punção seja o melhor método para se diferenciar os nódulos benignos dos malignos, nos casos de resultados indeterminados o médico e o paciente ficam em dúvida quanto ao diagnóstico.



O novo exame, oferecido em Salvador, exclusivamente pela Diagnoson a+, denominado Afirma Test ou Perfil de Expressão Gênica (PEG), propõe uma solução para esse dilema. É importante dizer que este novo teste foi confirmado em importantes estudos publicados em periódicos internacionais.



Quando realizar o exame: Perfil de Expressão Gênica (Afirma Test)



A partir do ultrassom de tiroide é possível avaliar o tamanho e as características do nódulo. Os nódulos com mais de um centímetro ou com características suspeitas de malignidade (margens irregulares, presença de calcificações, entre outras), com dosagem de TSH normal, devem continuar a investigação com estudo citológico obtido pela punção aspirativa com agulha a fim de se esclarecer se são benignos ou malignos. Nos casos indeterminados, o Afirma Test pode ser utilizado para complementar o estudo citológico.



A amostra do material obtido na punção de tiroide será enviada para análise nos Estados Unidos, onde será avaliada a expressão dos genes.



Referências:

Cooper DS, Doherty GM, Haugen BR, et al. Revised American Thyroid Association management guidelines for patients with thyroid nodules and differentiated thyroid cancer. Thyroid. 2009;19:1167-1214.

Walsh PS, Wilde JI, Tom EY, et al. Analytical performance verification of a molecular diagnostic for cytology-indeterminate thyroid nodules. J Clin Endocrinol Metab. 2012;97:E2297-E2306.

Alexander EK, Kennedy GC, Baloch ZW, et al. Preoperative diagnosis of benign thyroid nodules with indeterminate cytology. N Engl J Med. 2012;367:705-715.



Sobre a Diagnoson a+

A Unidade Diagnoson a+ localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar, com a excelência do Grupo Fleury. Essa unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que inclui, além dos testes laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise deholter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Para mais informações acesse o site da Diagnoson a+.



Mais informações para Imprensa




A4 Comunicação - www.a4com.com.br

Mariana Bertolini - marianabertolini@a4com.com.br - (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091

Tatiane Generali - tatianegenerali@a4com.com.br - (11) 3897-4124 / (11) 99917-3208

Stephanie Celentano - stephaniecelentano@a4com.com.br - (11) 3897-4138

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top