Vitrine da Costa


Diagnoson a+ promove Programa de prevenção à Aids em escola municipal de Salvador




Conecta Saúde sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, como HIV e gravidez não planejada. A iniciativa é da Diagnoson a+, desenvolvida em parceria com a Philips do Brasil.



No próximo dia 07 de agosto, estudantes da Escola Municipal Cidade de Jequié, com idades entre 13 e 17 anos, terão uma aula diferente na capital baiana. Isso porque poderão conhecer e debater de forma lúdica questões relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce por meio do jogo ‘Jogue e Previna-se’. A ação integra o ‘Conecta Saúde’, uma iniciativa da Diagnoson a+, desenvolvida em parceria com a Philips do Brasil. Além de promover o voluntariado empresarial por meio do desenvolvimento social e troca de conhecimentos em saúde e bem-estar, o programa visa abordar assuntos como valorização da diversidade, família, relacionamentos, DSTs e gravidez na adolescência.



A AIDS aumentou 11% entre adolescentes de 15 a 24 anos nos últimos oito anos, e hoje já são 734 mil brasileiros contaminados pelo vírus, segundo o recém-divulgado Boletim Epidemiológico sobre a Aids 2014, do Ministério da Saúde. Diante deste desafio, Diagnoson a+ está trabalhando para sensibilizar adolescentes de escolas públicas, discutindo estes temas por meio do programa.



De acordo com Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade da Diagnoson a+, o programa tem como objetivo atender a uma demanda ainda bastante atual. “Temos visto a necessidade de conscientizar os adolescentes sobre temas voltados para sua saúde, em especial sobre os riscos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O jogo, por meio de uma abordagem lúdica, e de uma linguagem contemporânea e adaptada, permite que os jovens troquem experiências e tirem suas dúvidas sobre esses temas”, completa.



Entenda como funciona o jogo

O cenário utilizado no jogo de tabuleiro é um acampamento para onde o grupo de jovens viaja. Neste acampamento, cada equipe de jovens é formada por até três integrantes e se tornará responsável por um dos dez personagens que irão vivenciar situações de risco, em que serão expostos a formas de contágio de HIV e de gravidez na adolescência. Na primeira parte do jogo há a troca de conhecimento sobre as formas de transmissão da Aids. Já num segundo momento será consolidado o aprendizado de como a Aids ou a gravidez não planejada podem afetar o futuro dos personagens. No fim da brincadeira, eles fazem a viagem de volta do acampamento e refletem sobre o que aconteceu durante o jogo. Neste momento é criado um espaço aberto para que os jovens esclareçam suas dúvidas e troquem experiências.



Sobre o voluntariado na Diagnoson a+

Em abril de 2012 o programa de voluntariado foi aprimorado com iniciativas que permeiam ações de responsabilidade social para consolidar a atuação de voluntários em um programa estruturado e com uma identidade própria. Para isto, foram criados os comitês de voluntariado locais com o objetivo de estabelecer uma relação de pertencimento do programa de voluntariado com colaboradores. Esses grupos responsáveis pelo planejamento e execução das iniciativas são formados por colaboradores de áreas diversas da empresa.



Sobre a Diagnoson a+

A Unidade Diagnoson a+ localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar, com a excelência do Grupo Fleury. Essa unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que inclui, além dos testes laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Para mais informações acesse o site da Diagnoson a+.



Mais informações para Imprensa

A4 Comunicação

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top