Vitrine da Costa


Porto Seguro - UPA 24H completa três anos



A Unidade de Pronto Atendimento 24H, UPA, em Porto Seguro, localizada no bairro Frei Calixto, completou três anos de funcionamento nesta segunda feira, 06/07. Para celebrar a importante data, a Diretora da UPA, Aline Alves, programou uma confraternização especial, que reuniu a equipe de profissionais que atuam nas ocorrências de urgência e emergência. O evento prestigiado pela Secretária de Saúde, Edna Alves, foi marcado pela alegria e pautado nos indicadores expressivos registrados desde a inauguração, em julho de 2012.

Nos três anos de atividades, a UPA 24H contabiliza 129.350 mil atendimentos até o mês de junho de 2015, sendo que nos quatro primeiros meses desse ano, o volume de atendimentos bateu recorde de funcionamento, ultrapassando mais de 21.000 mil pessoas assistidas. Junho de 2015 foi o mês com maior número de atendimentos: 8.122.

Infraestrutura

Com 1.359 metros quadrados de área física, dispondo de uma completa infraestrutura no âmbito multiprofissional, a unidade mantém quatro médicos clínicos, sete dias por semana, reforçado pela atuação conjunta de dois enfermeiros, em regime de plantão.

A Unidade do Complexo Frei Calixto, de porte II, tem a finalidade de estruturar e organizar a rede de atendimentos nos casos clínicos realizando um importante trabalho nas ocorrências de urgência e emergência, sendo intermediária entre a Rede de Atenção Básica e a alta complexidade, objetivando o fortalecimento no Sistema Único de Saúde.

Durante a visita à Unidade, a Secretária de Saúde, Edna Alves, destacou a satisfação em homenagear os três anos da instituição. "Temos o que há de melhor e mais moderno, não só em equipamentos, sobretudo na atuação contínua de profissionais de saúde, que primam por salvar vidas e prestar atendimento digno, o que assegura nosso maior diferencial. Temos o objetivo de fortalecer o aperfeiçoamento nos resultados obtidos nestes três anos, oferecendo o melhor para os usuários do Sistema Único de Saúde, com a qualidade dos múltiplos serviços realizados aqui", afirma.

Acomodações

Estruturada com modernos e amplos ambientes de atendimentos, a UPA possui 3 consultórios médicos, sala de classificação de risco, sala de atendimento de serviço social, sala de medicação, sala de nebulização, sala de sutura e curativos, sala de eletrocardiograma com dois aparelhos com tele medicina ligados ao INCOR, 2 quartos individuais de observação, 1 sala de observação para adultos com 8 leitos, 1 sala de observação pediátrica com 5 leitos, além da sala de trauma e emergência com 5 leitos com equipamentos de emergência.

A Prefeita Cláudia Oliveira descreve a alegria em comemorar o terceiro ano de funcionamento, prestando relevantes serviços ao município. “Quando assumimos a administração municipal, em janeiro de 2013, a UPA, que havia sido inaugurada no ano anterior, ocupava outra realidade, tendo apenas um médico. Hoje, após três anos, temos muito o que comemorar, pois os números de atendimentos, associada a competente e dedicada direção desta unidade, aliado ao eficiente trabalho dos quatro Doutores Silmon Oliveira, Artur Froe, Vinícius Vilace e Dirceu Matos, como também a eficiente atuação dos enfermeiros Lorena Marinho e André Luiz Rodrigues, são alvo de merecidos elogios por parte de todos nós", conclui.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top