Vitrine da Costa


10 jovens do Projeto Musicart patrocinado pela Petrobras participam do 3° Encontro de Cordas do ICED




10 jovens integrantes do Projeto Musicart, coordenado pela Associação de Mães Educadoras – AME e patrocinado pela Petrobras - BRASIL Pátria Educadora acompanhados pelo coordenador da Orquestra Musicart Rozuildo Bomfim, participaram dos Master Class no 3° Encontro de Cordas do ICED. O encontro aconteceu de 20 a 25 de julho na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia, na terceira edição do Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) – o maior evento cultural de música erudita do sul e extremo sul baiano, norte do Espírito Santo e nordeste de Minas de Gerais.

Em parceria com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) os jovens participaram dos Master Class, espécie de oficinas ministradas por renomados músicos/professores sobre a técnica musical voltada a variados instrumentos orquestrais.






Durante o dia os jovens participavam dos Master Class e durante a noite eles assistiam os Concertos que eram abertos e gratuitos para toda a população de Teixeira e Região. Tivemos também dois participantes da Orquestra Musicart Raiane Borges Bonfim e Wesley Pereira Campos que tiveram a honra de tocar com a Orquestra Infantil e com a Orquestra Acadêmica no terceiro dia do encontro.




Segundo Sileide Borges, diretora do Projeto Musicart o objetivo de participar foi promover o intercâmbio musical entre os projetos no município de Teixeira de Freitas, criando oportunidade de novas vivências aos participantes da Orquestra Musicart , com a troca de experiências e saberes que fortalece a prática do dia a dia, uma oportunidade de aperfeiçoamento de técnica.







Depoimento do Jovem Leonardo Holanda, 20 anos.

Foi muito legal, pois aprendi bastante. Técnicas de respiração, técnicas de sopro e outras coisas que eu não sabia sobre o meu instrumento. Os professores todos foram muito legais e com bastante conhecimento. Cada dia foi muito proveitoso pois sempre estava aprendendo mais.E mesmo sendo encontro de cordas e eu tocar Trombone (instrumento de sopro) me senti bem acolhido por todos.Já estou aguardando o próximo encontro de cordas, espero poder participar, pois foi uma experiência muito boa!!






Depoimento de Evanny David)

As aulas em Teixeira de Freitas foram ótimas, por mais que não ficamos até o final, mas foram bem legais, criativas, experiências novas, foi bom conhecer pessoas que tem o mesmo sonho que a gente, a mesma força de vontade de querer continuar aprendendo e crescer cada dia mais. Uma troca de aprendizado. Assistir os concertos me deu mais motivação de continuar e nunca desistir, por mais difícil que seja. E que venha o próximo encontro de cordas... Eu já estou ansiosa.




Depoimento de Clarielice Santos, 16 anos.

Lá foi ótimo, tivemos aulas muito produtivas, eles têm uma forma incrível de ensinar.

O professor Tácito Santos é um ótimo violinista e profissional. Ele nos passou músicas e lições de aprimoramento, nos ensinou coisas importantes sobre monitoria e até demos aula pra um aluno pequenininho de lá.

Apesar de ter que acorda todos os dias as 06h00 min da manhã era muito prazeroso acordar cedo e ir fazer aula com eles pois cada dia era um aprendizado novo e ainda depois a noite podíamos ver o belíssimo trabalho deles nos concertos.

Eu particularmente adorei a viagem conhecer gente nova que quer a mesma coisa que eu que é viver da música, viver a música. Espero o IV encontro de cordas em Teixeira de Freitas e espero ter a oportunidade de ir aprender mais, pois sempre é bom aprender.



Rozuildo Bonfim, coordenador da Orquestra Musicart deixa seus agradecimentos a equipe do ICED, através do Maestro Orley Silva e Kenia , que nos recepcionou dando total apoio, aos professores Filipe Mota (ICED/BA), Keila Maiele (NEOJIBA/BA), Tácito Ribeiro (ICED/BA), Elis Assad (ICED/BA), Laércio Souza )NEOJIBA/BA), Victor Oliveira (NEOJIBA/BA), Valdir Claudino (UEMG-UFMG/MG), Evânio Evangelista (ICED/BA), Michele Girardi (NEOJIBA/BA), Valeria Carvalho (Polo de Musica da UFPA/PA) e o Maestro Orley Silva (ICED/BA) pela atenção dada aos jovens. Foram aulas produtivas, além da parceria que fechamos com o Projeto OrFs – Orquestrando Futuros.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top