Vitrine da Costa


SUS de Porto Seguro oferece atividades físicas ao ar livre



Desenvolver um trabalho voltado para melhorar ainda mais a qualidade de vida e a saúde da população, através da prática regular de exercícios físicos. Essa é a proposta implementada em Porto Seguro, por meio do Sistema Único de Saúde, que oferece diariamente à população atividades físicas ao ar livre e o Projeto Academias de Saúde, em diferentes pontos da cidade, a exemplo dos bairros Frei Calixto, Mirante Caravelas, Campinho e Cambolo, além dos distritos de Arraial D'Ajuda e Vera Cruz.

Sob a supervisão de educadores físicos capacitados, as atividades corporais caíram no gosto popular e a cada dia aumenta o número de adeptos, registrando atualmente 500 participantes, das mais diversas faixas etárias. As atividades estão integradas aos programas já existentes na Secretaria de Saúde, que visa prevenir e controlar doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e cardiovasculares. Para participar, é necessário procurar o educador físico e realizar o cadastramento.



De acordo com levantamento feito em 2014 pela Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico), cerca de 52% da população brasileira tem excesso de peso. Esse índice é maior entre homens (56,5%) do que entre mulheres (49,16%).

A Secretária de Saúde, Edna Alves, explica que os indicadores de obesidade advindos da alimentação inadequada tem relação direta com o sedentarismo e ressalta a importância de priorizar a qualidade de vida. "Para mudar esta atual realidade, é necessário ter uma alimentação equilibrada, saudável, como também a prática de atividade física que ajudam a controlar o peso e mantém o colesterol dentre dos níveis recomendados. É o desejo da gestão Cláudia Oliveira que a comunidade aproveite ao máximo as atividades ao ar livre e as academias de saúde. É uma forma de trabalhar a prevenção e o cuidado com o bem estar dos moradores de Porto Seguro. É importante lembrar que quando investimos na prevenção, reduzimos as chances do aparecimento de doenças", esclarece.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top