Vitrine da Costa


Porto Seguro - Segunda etapa de vacinação contra HPV




Teve início esta semana em Porto Seguro a segunda etapa de Vacinação contra o papilomavírus (HPV). Serão imunizadas meninas, com idade entre 9 a 13 anos, que tomaram a primeira dose há seis meses. Quem ainda não recebeu a primeira vacina poderá receber as duas durante a segunda fase da campanha.




Para ter 98% de proteção contra o câncer de colo de útero (tipos virais 16 e 18), que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo mundo, e verrugas genitais (tipos virais 6 e 11) são necessárias as administrações das 3 doses. A primeira, a segunda após seis meses e a última depois de cinco anos.




A vacinação está inserida ao calendário vacinal e sendo aplicada em todas as Unidades de Saúde da Família do município. O horário de atendimento nas unidades é das 8h às 15h. É necessário apresentar a caderneta de vacinação.




O HPV é um vírus transmitido por meio do contato sexual e que pode desenvolver o câncer de colo de útero nas mulheres. “A responsabilidade dos pais quanto à imunização das filhas é imprescindível, trata-se de prevenção de uma doença grave e a vacina contra o HPV tem maior eficácia na proteção de mulheres que não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram contato com o vírus", explica a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top