Emoção marcou o lançamento do 3º Porto Seguro Rosa e aumentou a expectativa para a grande caminhada.

Em uma atmosfera de celebração a vida, engajados no enfrentamento contra o câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro lançou nesta terça feira, 28/09, nas dependências da Câmara de Vereadores, a 3º edição do Projeto Porto Seguro Rosa. O relevante evento, prestigiado pela Prefeita Cláudia Oliveira, contou com a presença da Secretária de Saúde, Edna Alves, do líder do governo na Câmara, Evaí Fonseca, o Médico referência no tratamento de mastologia, Dr. Hugo Cedro, da Superintendente da Atenção Básica, Larrisa Altoe, a Diretora do Programa Saúde da Mulher, Rúbia Pignaton, além da participação da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt, Vereadores, Representantes da sociedade civil, Servidores da saúde e a Associação Ciranda da Vida.

Já na abertura do lançamento, o clima de responsabilidade e compromisso com a causa nobre foi tomado pela alegria contagiante das profissionais de saúde que atuam no bairro Areião. Intitulado 'Show das poderosas", mulheres das mais diversas áreas contagiaram a platéia com a apresentação da música adaptada a versão educativa, sensibilizando o público feminino quanto à importância de conhecer as mamas, através do autoexame. A convocação descontraída recebeu a adesão da Prefeita Cláudia Oliveira, que fez questão de demonstrar seu apoio e se uniu a elas na coreografia.

Um dos momentos que gerou grande comoção durante o evento, foram os depoimentos e experiências de mulheres guerreiras que receberam o diagnóstico do câncer de mama e mantiveram a fé inabalável. Maria Leny Silva Santos e a Pastora Ana Cristina Vasconcelos expressaram, com perseverança e determinação, o entusiasmo permanente pela vida.



Entre as diversas ações relevantes apresentadas pela Secretária de Saúde, Edna Alves, ênfase para os elevados índices de mamografias obtidos após a implantação do Porto Seguro Rosa. Em 2013, foram contabilizados 3.777 exames. Ano passado, o número saltou para a marca de 4.258. Em 2015, até o mês de agosto, foram realizadas 1.461, com a meta de efetivar até o final do ano, 5000 exames. O mastologista, Dr Hugo Cedro, proferiu palestra desmistificando a doença e explicando ações que possibilitam a detecção precoce.




“Os resultados do grande êxito do Porto Seguro Rosa são comprovados em números e, sobretudo, nos efetivos diagnósticos precoces do câncer de mama e o oferecimento de tratamento, pelo SUS, às mulheres acometidas com esta doença. Este ano contamos com a relevante parceria do governo do estado, que traz, pela primeira vez, a carreta de rastreamento ao câncer de mama, que ficará de 02 a 20/10, na Passarela do Descobrimento, com capacidade instalada de realizar diariamente 210 mamografias, para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos”, ressalta a Secretária de Saúde, Edna Alves.




Com foco no engajamento social, a expectativa é reunir 3 mil pessoas na Caminhada pela vida, que acontecerá dia 02/10, às 8h, nas principais avenidas de Porto Seguro. A Prefeita Cláudia Oliveira relembra, com carinho, os planejamentos iniciais para a consolidação do Projeto. “Desde quando assumi o primeiro mandato, sabíamos que teríamos uma equipe de saúde coesa, imbuída em oferecer o melhor para nossa população. Pensamos conjuntamente sobre a importância de chamar a atenção da sociedade e do estado, quanto à necessidade de lutarmos contra o câncer de mama e Porto Seguro tem sido referência neste enfrentamento. As mulheres precisam ir o quanto antes ao médico e realizar o exame de mamografia. Externo meus sinceros agradecimentos à Secretária de Saúde, Edna Alves e a todos os profissionais de saúde pelo envolvimento que resultou o grande sucesso do Porto Seguro Rosa e este ano os resultados serão ainda melhores”, afirma




Ascom-Secretaria de Saúde





0 comentários :

Postar um comentário

 
Top