Vitrine da Costa


A diversidade artística e cultural do estado vai ganhar uma nova forma de divulgação. A Agenda Cultural Bahia, que completa 41 anos em 2015, ingressa em um novo momento, de maior acessibilidade: todo seu conteúdo será disponibilizado para celulares e tablets através do aplicativomobile da Agenda, desenvolvido para as plataformas iOS e Android. O aplicativo será lançado no Palácio Rio Branco (Centro), às 15h30 da próxima quinta-feira, 5 de Novembro - data em que se comemora nacionalmente o Dia da Cultura. A novidade será anunciada pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, e pela diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fernanda Tourinho.

O evento contará com a presença de artistas, produtores, imprensa e autoridades. No lançamento acontecerá apresentação musical da OFUN, a Orquestra da FUNCEB regida pelo maestro, músico e diretor musical Letieres Leite e que foi formada a partir do curso de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) e segue a formação de orquestra popular, composta por instrumentos como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, baixo, piano, guitarra ou violão e percussão. O público também poderá conferir a apresentação performática do projetoPílulas Dançantes, do Balé Teatro Castro Alves.

Uma exposição com figurinos do TCA representará cada linguagem artística divulgada pela Agenda Cultural Bahia. Displays reunirão exemplares de 2008 a 2012, quando a publicação era impressa. Atualmente a Agenda circula no meio virtual e, para baixar o aplicativo, usuários do Android podem buscar a Agenda Cultural Bahia no Google Play e realizar a instalação, ou acessar o endereçohttps://goo.gl/8I83A7 do navegador do computador e realizar o download. Para iPhone, o aplicativo estará disponível em breve na loja Apple App Store.

Novidades do app


Entre as novidades do aplicativo Agenda Cultural Bahia estão a facilidade de descobrir quais eventos acontecem, no raio de pesquisa escolhido, a possibilidade de construção de uma agenda pessoal, que reserva os eventos desejados, a disponibilidade de envio de avisos de eventos para amigos, grupos de amigos, colegas de trabalho, por meio de redes sociais (Facebook e Twitter) e a facilidade de enviar dados para publicação, diretamente pelo novo site da agenda.

O novo site da Agenda Cultural – cujo endereço continua o mesmo: www.agendacultural.ba.gov.br- é responsivo, ou seja, a visualização se adapta a dispositivos móveis e computadores. A interface do site e do aplicativo baseia-se no flat design, uma tendência que valoriza a experiência do usuário e a usabilidade. Para o desenvolvimento do site e do app foram utilizadas as mais atuais tecnologias de programação como o HTML5 e o SWIFT, a recém-lançada linguagem de desenvolvimento para produtos Apple. Uma de suas novidades é a possibilidade de filtrar os eventos pela localização dos mesmos.

“É fundamental que a população conheça e participe dos inúmeros eventos, projetos e ações no campo da Cultura que são realizados em um estado em que reina a diversidade de manifestações artísticas como a Bahia. O novo site e o aplicativo da Agenda Cultural surgem com esse objetivo”, afirma o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

“Esta é uma ferramenta revolucionária”, considera Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). “A Agenda vai passar a ser ainda mais democrática, dando acesso e sendo acessada, respectivamente, a informações e por públicos, de todos os territórios do estado. Isso é de uma importância imensa para a difusão de espetáculos, eventos, artistas, de forma que todos participem e dialoguem”.


Sobre a Agenda Cultural Bahia


A Agenda Cultural Bahia foi criada com o objetivo divulgar as atividades artístico-culturais da Bahia, englobando não apenas eventos dos espaços culturais do estado e por ele promovidos, mas também as ações privadas e independentes da programação cultural baiana. Ainda se voltou à divulgação de cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação, além de editais, prêmios e concursos de fomento à produção cultural promovidos na Bahia e no Brasil, desde que as ações atingissem o público baiano.

Esta proposta continua, agora com a Agenda Cultural Bahia em versão virtual e para aplicativo, se comprometendo, por um lado, a facilitar o acesso do público baiano e turistas a eventos e informações sobre cultura e, por outro, a estimular e dar visibilidade às atividades conduzidas por produtores culturais e artistas da capital e do interior, sendo a principal publicação regular de difusão da cultura baiana realizada na esfera pública. Por se tratar de uma mídia pública e gratuita, pratica uma divulgação extensiva e diversificada da programação cultural baiana, especialmente de eventos promovidos por produtores, artistas e outros profissionais que contam com pouco ou nenhum acesso aos meios de comunicação.

Adotando uma linha editorial que prima pela cobertura democrática do que acontece nos cenários culturais baianos, a Agenda busca minimizar o desnível em termos de visibilidade que há entre produtores e artistas mais destacados pelos meios de comunicação e aqueles deles separados por distâncias socioeconômicas e geográficas.

Os eventos são distribuídos em 12 editorias, conforme suas características: Artes Visuais, Cine e Vídeo, Dança, Literatura, Música, Teatro, Infantil, Circo, Cursos; Eventos; Editais; Culturas. O tradicional espaço “Intervalo” evoluiu para Vitrine, onde são publicadas imagens de obras em artes visuais (como pinturas, arte digital e fotografias) enviadas pelo público da Agenda Cultural Bahia, ficando agora como acervo de consulta. Os artistas, produtores e agentes culturais podem enviar dados diretamente por meio do novo site da agenda (www.agendacultural.ba.gov.br).



Serviço:

Lançamento do aplicativo e novo site Agenda Cultural Bahia

Quando: Quinta-feira, 5 de novembro, às 15h30
Onde: Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza, s/n – Centro)
Quanto: Grátis
Mais informações: 71 3324-8565/ 3103-3442
Email: agendaculturalbahia@gmail.com


Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top