Secretaria de Saúde de Porto Seguro leva atendimento domiciliar a pacientes





Receber em casa os cuidados médicos necessários para tratar de uma doença com toda a assistência adequada e cuidado clínico. Essa é a realidade vivenciada por 70 pacientes, usuários do Sistema Único de Saúde-SUS-, assistidos pelo Programa de Internação Domiciliar (Melhor em Casa), da Secretaria de Saúde de Porto Seguro.

Entre os beneficiados pelo Programa, é o querido Breno Ferreira Meira, de 15 anos. O jovem, acometido por traumatismo crânio encefálico, proveniente de um acidente automobilístico em 2010, conta no conforto do lar, com o aconchego da família, todo acompanhamento das equipes multidisciplinares de saúde, formadas por médico, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo, que o acompanham constantemente.

Nesta terça-feira, 15/12, Breno, ao lado da mãe, Eliete Ferreira dos Santos, recebeu a equipe dos profissionais de saúde para mais um dia de assistência e avaliação. Durante o atendimento, a fisioterapeuta, Ana Elisa Sena, realizou sessão de fisioterapia manual, trabalhando as áreas das pernas, braços e mãos, objetivando fortalecer os músculos e ampliar a ativação dos membros.

O encontro foi marcado pela entrega mensal de importantes insumos, que incluíram fraldas, seringas, soros, gases e medicamentos, além da disponibilização de prescrição de exames, com o intuito de monitorar o quadro clínico do precioso Breno. De acordo com a médica Raquel Dani, responsável pela supervisão geral do paciente, o jovem encontra-se estável, apresentando significativa melhora de saúde devido a permanente assistência oferecida.

Com emoção e gratidão, a mãe de Breno mostra-se satisfeita com o atendimento e destaca o trabalho humanizado e contínuo realizado pelo Programa Melhor em Casa. “Estou bastante satisfeita com toda assistência de qualidade que tem sido dada ao meu filho pelo SUS em Porto Seguro. Para mim, toda a equipe que o atende é 1000. Tudo que Breno precisa, desde atendimento a remédio, é oferecido integralmente, graças a Deus”, afirma.

Breno também é assistido pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), disponibilizado e custeado pelo município. Neste ano, por três vezes, ele viajou à Salvador, para receber tratamento no Hospital Magalhães Neto, anexo ao Hospital das Clínicas, a fim de melhorar os movimentos superiores e inferiores do adolescente, utilizando a medicação toxina botolínica.

Para a prefeita Cláudia Oliveira, o empenho e esforço são reais e estão presentes, proporcionando dignidade para as pessoas que necessitam de serviços e programas de saúde em Porto Seguro. "Aderir a programas como o Melhor em Casa, que trazem benefícios a nossa população são sem dúvidas ações inovadoras que valorizam os nossos pacientes de forma humanizada, além de ofertarmos insumos necessários para a sua reabilitação e tratamento em sua própria residência. A nossa gestão sempre defendeu a bandeira de ofertar mais qualidade de vida a todos e a equipe da Secretaria de Saúde faz muito bem a sua missão”, declara.



Ascom-Secretaria de Saúde



0 comentários :

Postar um comentário

 
Top