Vitrine da Costa


Chocolate: aliado da saúde?


Será que o consumo de chocolate é valido em uma alimentação saudável? Afinal, o chocolate é vilão ou mocinho?

A resposta é: depende!

Por muito tempo, o cacau foi considerado sagrado, sendo usado como uma bebida acrescida de condimentos, ingerido em rituais religiosos.

Hoje, o chocolate é consumido por milhares de pessoas em suas diversas formas de apresentação. Em sua fabricação, geralmente é usado a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite. Sua composição, entretanto, varia de acordo com o tipo (amargo, ao leite e branco). Seus principais componentes nutricionais são: proteínas, gorduras, açúcar, estimulantes (cafeína e teobromina) e antioxidantes (flavonóides). Quem explica é a nutricionista Ana Paula Gonçalves da Silva, nutricionista da Diagnoson a+.

“A cafeína e a teobromina são os responsáveis pela liberação dos hormônios que causam a sensação de bem-estar. Estudos sugerem que o consumo de chocolate rico em cacau (amargo) exerce um efeito cardioprotetor. Isso se deve à elevada quantidade de flavonóides do cacau, que são antioxidantes e, portanto, nos protegem contra a ação dos radicais livres, que em excesso podem causar danos em nossas células”, destaca.

O chocolate é conhecido como um alimento energético e por isso não deve ser consumido em grandes quantidades, principalmente o chocolate ao leite e o branco, que possuem maior quantidade de açúcar. “Ainda não existe um consenso sobre a quantidade de chocolate amargo que deve ser consumida para exercer o efeito cardioprotetor. O que se sabe é que os efeitos positivos à saúde são maiores quando o chocolate tem maior concentração de cacau. Portanto, a dica é optar por eles”, diz Ana Paula.

De qualquer forma, o consumo dessa guloseima pode fazer parte de um esquema alimentar saudável, pois quando comemos não atendemos apenas às nossas necessidades nutricionais, mas também as emocionais e sociais. Comer o chocolate pode ser uma forma de prazer e é você quem vai definir se o papel que ele vai exercer na sua saúde é de vilão ou mocinho!


Você sabe por que o ovo de chocolate virou um dos símbolos da Páscoa?


A Páscoa é uma data em que se comemora a ressurreição e o ovo é um símbolo antigo que representa a fertilidade e o renascimento. Antigamente, as pessoas coloriam e decoravam ovos de galinha, depois os franceses os substituíram pelos de chocolate.



A4&Holofote Comunicação




0 comentários :

Postar um comentário

 
Top