A Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe), que começaria dia 30 de abril em Porto Seguro, foi antecipada para 18 de abril, próxima segunda feira. A imunização protege contra três tipos dos vírus: A H1N1, A H3N2 e a Influenza B. No dia 30, (Sábado) será realizado o Dia D de mobilização, quando todas as unidades de saúde estarão funcionando para aplicação da vacina.

Campanha de Vacinação contra a gripe começa 18 de abril


A vacina estará disponível em todo o município para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e trabalhadores da saúde.


De acordo com o Departamento da Vigilância em Saúde, o município de Porto Seguro não registra casos de gripe influenza, sendo o objetivo da campanha intensificar as ações de prevenção e controle das infecções causadas pelo vírus. Este ano, a população estimada para receber a vacinação é de 23 mil pessoas pertencentes ao grupo alvo.


Para a Secretária de Saúde, Edna Alves, a vacina é um dos principais procedimentos que viabilizam a prevenção. "A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. Portanto, é de extrema importância que as pessoas inseridas ao público alvo compareçam às unidades de saúde para serem imunizadas e não esqueçam a carteira de vacinação", declara.


Sobre a gripe


O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, usar lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.



Ascom-Secretaria de Saúde

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top