Os dois mil participantes do XIX Encontro Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) cumpriram uma agenda extensa durante três dias, de 19 a 21 de junho, em Porto Seguro, numa programação envolvendo temas voltados ao Suas, Loas e políticas públicas protetivas.







Congemas em Porto Seguro


Na quarta-feira, 21, último dia, foram realizados quatro painéis e seus respectivos debates. Eles abordaram a Interlocução do Suas, Sinase, Sistema de Justiça e Sistema de Garantia de Direitos; Gestão do Trabalho no Suas: desafios e perspectivas; A Gestão do Suas e os Órgãos de Controle; finalizando com o Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal e o resultado do monitoramento das metas.

Vitrine da Costa


Ainda foi apresentada a agenda “Carta de Porto Seguro” e a recomposição da diretoria do Congemas. Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt, foi recompensante ao município sediar o evento, porque trouxe benefícios à gestão social local; bem como bônus econômico para a rede de receptivo, hotelaria, transporte e alimentação da cidade, “além de beneficiar diretamente às entidades sociais Copiarte, Mirape, Ciranda da Vida, Filhos do Céu, agricultura familiar, Aldeia Juerana, que montaram barracas com comidas típicas e artesanato; além de empresas locais que aproveitaram o evento expondo seus produtos”, explicou.

“O maior saldo para nós é ter sido palco dos rumos das políticas públicas sociais brasileiras, a aquisição de novos conhecimentos à equipe e a demonstração da união entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis no fortalecimento do Suas na Costa do Descobrimento”, disse Lívia em nome da prefeita Cláudia Oliveira, ao lado das secretárias Ernanda Safran, de Santa Cruz Cabrália e de Larissa Oliveira, Eunápolis.

Parceria com Unicef

Os trabalhos envolveram a apresentação do Selo Unicef Município Aprovado. Trata-se de uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes, em áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos.

Este momento foi oportuno para que a Prefeitura de Porto Seguro, por meio das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, firmasse uma parceria com o UNICEF voltado à inclusão do Projeto Busca Ativa Escolar, que consiste em unificar as três secretarias para análise da evasão escolar no município. Dando andamento a esta iniciativa, a secretária Lívia Bittencourt já tem agenda prevista encontro com a UNICEF, em Brasília.



Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top