O Rock and Roll é um estilo de música que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Tem as suas raízes, em sua maioria, em gêneros musicais afro-americanos. Como o ritmo era vibrante e tinha a capacidade de agregar várias tendências, rapidamente se espalhou para o resto do mundo, influenciando inúmeros músicos e bandas. Com o tempo foi incorporando várias experiências e interferências de outras vertentes e por isso está sempre em constante adaptações, se mantendo vivo até os dias de hoje, resultando em estilos de rock muito variados!
Os instrumentos mais comuns no rock and roll são uma ou duas guitarras elétricas (uma base e outra solo), um contrabaixo (no início os baixos eram acústicos e enormes... depois de meados dos anos 1950, o baixo elétrico acabou predominando) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950, também se utilizava o piano ou o saxofone freqüentemente como instrumentos básicos, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950. Nos anos 60 os órgãos e em seguida os sintetizadores/teclados são tb muito utilizados.
A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com um contratempo acentuado, com a bateria e o baixo sendo tocados em grande sintonia. A enorme popularidade e a visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll, como visto nos filmes e na nova mídia que surgia nesta época, a televisão, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros, muitas vezes sem o contratempo característico originário, que são mais propriamente chamados simplesmente Rock.
Artigo baseado em dados encontrados na Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doctor Dreamer

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top