A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro, Cecília Shizue Nakamura, foi mencionada no livro “A face da mulher japonesa”, de autoria do escritor paulista Maurício Barufaldi, um admirador da cultura oriental.

A obra aborda a trajetória da mulher japonesa ao longo de 18 séculos, as perspectivas femininas no Brasil e no Japão e relata a saga de mulheres nipônicas ilustres.

Cecília Shizue Nakamura nasceu em 26 de novembro de 1966, em Mogi das Cruzes (SP), é formada em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (FATEC), com larga experiência em empresas do ramo. No dia 20 de janeiro deste ano, foi eleita presidente da CDL para o triênio 2011/2013.

De acordo com a presidente da CDL, o autor tomou conhecimento da sua luta contra a dengue em Porto Seguro, uma vez que perdeu o seu filho Felipe Yukio, de 11 anos, em 2009, vítima da doença. A sua obstinação pela causa atraiu a atenção do escritor, com quem passou a se corresponder. “Começamos a trocar e-mails. Eu o questionei sobre o motivo de ele não mencionar mulheres de descendência japonesa nascidas no Brasil. Há nomes de destaque como Chieko Aoki e Tizuka Yamazaki”, disse Cecília, salientando que sempre teve que batalhar muito para alcançar seus objetivos. “A minha história é de muita luta”, declarou.

Para Nakamura, ter uma mulher à frente de uma entidade faz com que a sua administração seja mais detalhista, oferecendo propostas mais amplas. “No meu caso, acredito que a mulher tenha um acolhimento maior perante os associados. Se o comércio local não está bem, buscamos soluções variadas para um mesmo problema. O mundo está em constante evolução, o que faz com que possamos compreender uma determinada questão sob vários ponto de vista”, considerou.

“A mulher já é educada para a parte administrativa, pois é ela quem organiza tudo dentro de casa”, frisou Cecília, ressaltando que ainda existem obstáculos à ascensão social feminina. “A tradição patriarcal é até mais forte aqui do que no Japão. Com a convivência que temos em associações e colônias de japoneses, percebemos que os daqui levam mais a sério esses antigos valores do que os que vivem lá”, pontuou.

Parcerias da CDL com a prefeitura

A presidente da CDL informou que a entidade mantém parcerias com a prefeitura em algumas áreas, a exemplo da educação. “Temos um projeto de criação de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, que será totalmente gratuito para os alunos”, explicou, salientando que no início de novembro será realizado um concurso de decoração para a cidade, que utilizará material reaproveitável. “Avaliaremos com a secretaria de Educação qual será a melhor premiação para a escola ganhadora. Discutiremos o que será mais importante para oferecer aos coordenadores, alunos e professores”, declarou.

Visita do governador Jaques Wagner

Cecília Nakamura disse ainda que, entre os dias 18 e 20 de agosto, será promovido em Porto Seguro o Congresso Estadual de Dirigentes Lojistas. Para o evento, que será apoiado pelo prefeito Gilberto Abade, o governador da Bahia, Jaques Wagner, já confirmou a sua presença. “O prefeito é um dos nossos maiores colaboradores para a realização desse evento, que terá a participação do jornalista Paulo Henrique Amorim”, explanou.

Cecília afirmou ainda que Porto Seguro lançará sua candidatura para sediar um congresso nacional do setor, que poderá reunir aproximadamente 6.000 pessoas no Centro de Convenções. A iniciativa conta com os apoios do Porto Seguro Convention Bureau, El Vento (empresa do Grupo Náutico Convention Center) e Prefeitura de Porto Seguro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top