O coronel Eliseu Estrela foi substituído pelo major José Ribeiro Braga Neto, em cerimônia presidida pelos coronéis Carlos Sebastião Eleutério Filho e Dalton da Silva Barbosa.
Participaram da posse do novo comandante, as autoridades militares e civis: major Ramalho Neto; capitão Mauro, do 8º Batalhão da Polícia Militar; comandante Jorge Cordeiro, da Marinha; major Araújo, Bombeiros; capitão Pablo Deiró, Polícia Ambiental; major Torres, Retran; Inspetor Gonzaga, da Polícia Rodoviária Federal; coronel Alfredo Nascimento, do 8º BPM; Moacir Andrade, cônsul honorário de Portugal; representante do prefeito Municipal Gilberto Abade, o secretário de administração Lauro Setúbal, secretários municipais de Governo e Comunicação, Obras e Planejamento, Turismo e Planejamento; José Matias, da Loja Maçônica Obreiros do 3º Milênio e Pedro Cardoso, da Veracel Celulose.
Durante a cerimônia de transmissão do cargo, foi lido o decreto de exoneração do coronel Estrela, assinado pelo governador Jaques Wagner. O comandante substituído assumirá o 4º Grupamento de Bombeiros Militares, em Itabuna.
Em seu discurso, o coronel Estrela afirmou que durante o seu comando em Porto Seguro valorizou a capacidade de cada integrante da corporação, buscando a ação individual e coletiva do grupo, descobrindo lideranças e usando essas influências em prol da sociedade. “Com isso, procuramos ratificar o conceito que o país tem dos bombeiros, de ser a instituição mais respeitada pelos brasileiros. Isso é fruto de um trabalho profícuo”, salientando que o sinistro não avisa quando irá acontecer e que é preciso se investir mais em equipamentos e homens. “Tenho a consciência tranquila, de que, com a ajuda de todos, honrei e ofereci o melhor de mim para esta organização. Ao meu sucessor desejo êxito”, declarou.

O tenente Josias Guimarães leu mensagem de elogio ao antigo comandante: “Executou com fidelidade as diretrizes e normas dos escalões superiores em suas áreas de responsabilidade. A mudança de comando faz parte da rotina militar. O coronel Estrela deu agilidade nos procedimentos burocráticos, possibilitou um melhor relacionamento dos bombeiros com os cidadãos, com maior acesso a informações e respeito ao próximo”, explanou.
Também foi lido o currículo do major José Ribeiro Braga Neto. “Aspirante a oficial em 1985, tendo ingressado no Corpo de Bombeiros em 1983; bacharel em segurança pública, com curso de gestão estratégica em segurança pública; pós-graduado em análise de sistemas pela Fundação Visconde de Cairú; curso de infantaria pelo Batalhão de Caçadores do Exército; treinamento em defesa civil; curso de administração de conflitos pelo Senasp; atuação no Batalhão de Polícia de Choque de Salvador e no Esquadrão de Motocicletas; chefe de instrução e planejamento e subcomandante do Batalhão de Feira de Santana. Medalha de bronze (10 anos de serviços prestados) e de prata (25 anos) e de Amigo da Marinha.

Fonte: Pedro Ivo Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top