Na última segunda-feira, 08, aconteceu a solenidade de abertura da 9ª edição dos Jogos Estudantis de Porto Seguro, um evento esportivo que reúne modalidades diversas e que promove a integração entre a comunidade discente de instituições privadas e públicas, das redes municipal, estadual e federal de ensino. O incentivo ao esporte e a promoção da cidadania são as bandeiras defendidas pela Prefeitura Municipal, que nos últimos dois anos tem investido na realização de eventos dessa natureza, paralelo às obras como construção de estádios, quadras poliesportivas e campos de futebol nos bairros e distritos.

Os Jogos Estudantis serão realizados entre os dias 08 e 13 de agosto, nas quadras da praça da Bíblia, no centro da cidade; do bairro Campinho, do Colégio Municipal Padre José de Anchieta e da avenida do Descobrimento.

As competições ocorrerão nas seguintes modalidades: futsal, vôlei, handebol, baleado, basquete, taekwondo, karatê, minimaratona, xadrez e tênis de mesa; divididas nas categorias mirim, infantil e juvenil. Cerca de 2.500 estudantes participarão.

Cerimônia de abertura

A abertura, realizada no Estádio Municipal, teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD), seguida pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Porto Seguro. O tenente-coronel Alfredo Nascimento, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, hasteou a bandeira nacional; o delegado Eriosvaldo Renovato Dias, da Polícia Federal, hasteou a bandeira estadual e o tenente Fraga, da Capitania dos Portos, hasteou a bandeira municipal. O prefeito Gilberto Abade, em um gesto de elegância e agradecimento por estarem sempre honrando os eventos da prefeitura com suas presenças, enalteceu o comandante do 8º BPM, o delegado da PF, o tenente da Marinha e demais autoridades civis e militares, devidamente representadas nos Jogos.

A OSD tem o patrocínio da Petrobras, é apoiada pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro e pelo Criança Esperança, programa da Rede Globo, e tem entre seus integrantes portadores de necessidades especiais.

O evento foi prestigiado também com as presenças dos vereadores Gilvan Florêncio e Marcos Rodrigues; secretários municipais; o capitão Pablo Deiró e o major Câmara, da Polícia Ambiental; o major Kadu, do Retran; o major Araújo, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, major Braga Neto, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Porto Seguro, Siegfried Michel.

Desfiles das escolas participantes

As escolas, representadas por 47 delegações, desfilaram com suas fanfarras diante do público numeroso que lotou as arquibancadas. Logo após, foi apresentada coreografia com bailarinas, dirigida pelo professor João Carlos Santos, da Academia Elite Gym.

A tocha olímpica foi conduzida pelos alunos Kauã, Sheila Patrícia e Emanuele Nascimento. A pira olímpica foi acesa por Igor Bage, que é campeão brasileiro de karatê, após juramento prestado por todas as equipes participantes.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, o evento consiste na integração do alunado, com vistas a trabalhar o esporte no ambiente escolar. “Os jogos culminam na prática adotada pelo município, através do governo Abade, de promoção da confraternização entre estudantes. Campeonatos como este são fundamentais para desenvolvermos o esporte na escola, revelando novos valores para a cidade e despertando campeões”, ressaltando que o governo tem empreendido esforços no sentido de dar suporte a tais atividades. “É um trabalho que já gerou muitos frutos. O esporte reforça a cidadania e a educação de crianças e jovens”, disse.

A secretária de Educação afirmou que foi com muito orgulho e prazer que a cidade organizou os Jogos Estudantis. “Nos últimos meses, a prefeitura iniciou a construção de uma nova escola, muito bem equipada, tendo como prioridade a quadra poliesportiva coberta. O prefeito está investindo na construção de praças e de campos de futebol. O nosso projeto é fazer Porto Seguro respirar esporte, porque entendemos ser esta a melhor forma de inserir os jovens e formar grandes cidadãos”, salientando que o evento é uma oportunidade para os estudantes formar novas amizades, respeitando sempre o adversário. “O que realmente importa é que todos os participantes são vitoriosos por estar aqui”, considerou.

Prefeito Gilberto Abade defende incentivo ao esporte

O prefeito Gilberto Abade saudou as demais autoridades, as delegações, instituições de ensino, árbitros e atletas. O gestor declarou que foi um privilégio poder ver as crianças desfilando na frente do palco e que o esporte prepara para a vida e molda o caráter do cidadão. “Estamos construindo uma escola que terá piscina, quadra poliesportiva, com toda a estrutura para que nossas crianças possam treinar para as Olimpíadas de 2016. Temos que incentivar o esporte, para que o nosso município seja um grande celeiro de desportistas. Eu declaro aberta a 9ª edição dos Jogos Estudantis de Porto Seguro”, explanou.

Pedro Ivo Rodrigues
Fotos: JOão Cordeiro
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Seguro


Gostou?
Clique aqui...
Seja + 1...





Obrigada!
Volte sempre!


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top