Para mobilizar moradores e turistas sobre a importância da redução da chegada do lixo nos oceanos, o Projeto Coral Vivo e o Coletivo Praia Limpa promovem no dia 22 de setembro, às 8h, ações de limpeza em diferentes praias da Costa do Descobrimento (BA). Em Arraial d’Ajuda, serão quatro pontos de encontro: Praia Ponta do Apaga Fogo, Praia dos Pescadores, Praia do Parracho e Praia da Pitinga. Por fim, todo resíduo sólido recolhido será separado, categorizado e pesado. Essa ação faz parte da campanha conhecida como #SemanaMaresLimpos de Limpezas de Praia, promovida pela ONU Meio Ambiente. Os dados vão subsidiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, dirigido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Coral Vivo e Praia Limpa


Coral Vivo


“Desenvolvemos e vamos distribuir por meio do patrocínio da Petrobras ao Coral Vivo uma série de produtos, que serão úteis aos voluntários durante a ação de limpeza de praias, assim como iremos oferecer materiais aos organizadores de outras áreas”, explica a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, a oceanógrafa Flávia Guebert. E completa: “Precisamos sensibilizar as pessoas para que assumam o compromisso de fazer melhores escolhas na hora de adquirir produtos e também para que estejam atentas ao descarte correto”.



O lixo vem se tornando um problema consideravelmente sério nos oceanos. O Projeto Coral Vivo entende que a reversão desse quadro deve ser encarada como uma prioridade para a conservação marinha. Por isso, está realizando uma série de ações de educação, de pesquisa e de mobilização da sociedade centradas no tema “Lixo Marinho”. As ações previstas do atual patrocínio da Petrobras para o Projeto Coral Vivo estão alinhadas aos objetivos traçados no Programa de Combate ao Lixo Marinho do Instituto Coral Vivo.



Almanaque Recrutinhas - Coral Vivo


No final das ações de limpeza de praia em Arraial d’Ajuda, serão distribuídos para as crianças exemplares do “Almanaque Recrutinhas”. Trata-se de uma publicação especial que reúne as 36 edições da seção Recrutinhas no informativo “Coral Vivo Notícias”, e outras feitas especialmente. O nome é uma alusão aos “filhotes” de coral, e contém: cruzada, quiz, criptograma, jogo da memória, caça-palavras, desenhos para colorir sobre a fauna marinha, entre outras atividades voltadas para as crianças. Ele tem 40 páginas e foi editado pela coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, Débora Pires.



Sobre o Projeto Coral Vivo


O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio. Além disso, o Projeto integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.www.coralvivo.org.br.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top