Junto a experiências de encantamento, o Aquário Recifal do Coral Vivo leva informações sobre a importância da conservação e da sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral. Ele está instalado no Arraial d’Ajuda Eco Parque, funcionando como uma ferramenta de sensibilização para turistas, grupos escolares e moradores da Costa do Descobrimento (BA). Trata-se de uma das áreas de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Experiência de encantamento no Aquário Recifal do Coral Vivo sensibiliza para conservação de recifes de coral

Aquário Recifal do Coral Vivo tem proposta educacional no Sul da Bahia



Ele é uma pequena amostra de um ambiente recifal da região, incluindo apenas espécies comuns e não ameaçadas de extinção. Por meio de visita monitorada, o público conhece os organismos marinhos, como peixes, anêmonas e corais. Inaugurado em 2016, ele é o primeiro aquário público com espécies de coral que somente ocorrem no Brasil. Foi estruturado e é mantido com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Espécies que ocorrem na Costa do Descobrimento no Aquário Recifal do Coral Vivo


“As características da natureza são obedecidas no Aquário Recifal para oferecer aos organismos um ambiente saudável”, informa a bióloga Débora Pires, coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo e professora do Museu Nacional/UFRJ. O responsável técnico pelo Aquário, o biólogo Nicolas Lages, completa que o sistema biológico já possui uma comunidade base, tendo inclusive bactérias e algas contribuindo para a qualidade da água.


Alem do Aquario os moradores e grupos escolares visitam tanque com especies




O público do parque aquático visita o Aquário Recifal do Coral Vivo, sem custo adicional. Já os moradores e grupos escolares visitam gratuitamente o centro de visitação e base de pesquisas por meio de agendamento pelo telefone: (73) 3575-2353. Nessas visitas são apresentadas também a base de pesquisas e alguns esqueletos de organismos marinhos da Coleção Didática do Museu Nacional, por exemplo.



Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do MA a SC e 52 espécies ameaçadas de extinção: peixes e invertebrados. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque,em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e contou com o apoio do Arraial d’Ajuda Eco Resort durante o Concurso Coral Vivo de Foto Sub.



Serviço:

Aquário Recifal do Coral Vivo no Arraial d’Ajuda Eco Parque

Acesso sem custo adicional para o público do parque aquático. De graça para moradores e grupos escolares da Costa do Descobrimento por meio de agendamento gratuito: (73) 3575-2353.

Calendário, atrações e tarifas do parque aquático: http://arraialecoparque.com.br

Endereço: Estrada da Balsa, Km 4,5, Arraial d'Ajuda, Porto Seguro (BA).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top