Editado em 13 de março de 2020

Comunicado: cancelamento do festival Música em Trancoso 2020

O Mozarteum Brasileiro informa que decidiu cancelar a realização de todas as atividades da 9ª edição do Festival Música em Trancoso, em função da pandemia do Covid 19, o Coronavirus, confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A medida visa garantir a segurança e o cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério Público e aos órgãos de saúde pública do Estado da Bahia.
Acreditamos estar, dessa forma, contribuindo com as autoridades de saúde para reduzir a disseminação do coronavírus no País.


A direção do Mozarteum Brasileiro

Canto em Trancoso


Destinado para novos talentos do canto, entre 17 e 28 anos, Canto em Trancoso é uma iniciativa do Mozarteum Brasileiro, em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha, uma das mais reconhecidas instituições de canto do mundo. Esta academia, em sua sexta edição, segue com o seu contínuo propósito de proporcionar formação, aprimoramento e oportunidades para jovens cantores brasileiros.



As inscrições se iniciam no dia 3 de março, apenas pelo site https://mozarteum.org.br/cultura-musical/canto-em-trancoso-2020/, e se encerram no dia 5 de abril. Os selecionados ganharão uma bolsa de estudos de uma semana de aulas imersivas com professores renomados, em Trancoso, na Bahia, entre os dias 5 e 11 de julho.

Assim como nas edições anteriores, o Teatro L’Occitane é o local onde os jovens cantores terão aulas gratuitas de interpretação e técnica vocal, sob direção do maestro alemão Rolf Beck. Para participar, o candidato deve enviar um vídeo com duração entre cinco e dez minutos, interpretando o repertório descrito no site. Uma comissão especial irá avaliar e selecionar 34 bolsistas. A partir de 4 de maio, os jovens selecionados serão informados via e-mail. Os artistas contemplados com as bolsas terão direito a transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação durante o período da academia.

Em Trancoso, os alunos terão a oportunidade de ter aulas individuais com a mezzo-soprano eslovena indicada ao Grammy, Lucia Duchonová. A artista já participou de diversos festivais europeus, como o de Passaou; e, na ópera, deu vida a papéis importantes, como Lisetta, em “Il Mondo della Luna”, de Haydn, e a Terceira Dama, em “A Flauta Mágica”, de Mozart. Além de cantora, Lucia atua na área de ensino. É mestra destacada de masterclasses para jovens cantores, desenvolvendo métodos musicais e pedagógicos.

Os holandeses Marcel Boone e Renate Arends também são artistas com carreiras de sucesso que irão ministrar aulas na academia Canto em Trancoso. Marcel é barítono e possui vasta experiência em palcos internacionais, como Ópera Nacional Holandesa, Staatsoper de Berlim, Ópera Nacional de Lyon, entre outros. Sua formação passa pelo Conservatório de Utrecht, Conservatório Real em Haia e Estúdio Internacional de Ópera em Amsterdam. Atualmente é professor de canto na Faculdade de Música de Basel, na Suíça.

Já a soprano Renate Arends impressiona plateias em palcos importantes com sua voz lírica e flexível, que se adapta a um repertório que vai da música antiga a obras mais contemporâneas. Seu currículo inclui trabalhos com regentes como Yannick Nézet-Séguin, em “O Menino e os Sortilégios”, Iván Fischer, em “A Paixão Segundo São Mateus”, e Marcus Creed, em “A Criação”.

No dia 11 de julho, os estudantes encerram o período de aulas apresentando a peça “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini, que também será o tema das aulas deste ano. Após o término da academia, os alunos que mais se destacarem ganharão uma bolsa adicional para estudar na Europa, em 2021. Na edição anterior, quatro cantores foram selecionados para a academia europeia.

Em 2019, o Canto em Trancoso teve 145 inscritos de 14 estados do Brasil. Desses, 38 foram selecionados para participar dessa experiência única na carreira, conforme explica Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. “É muito gratificante saber que, a cada ano, novos talentos brasileiros são descobertos durante esse período de imersão que pode fazer muita diferença na carreira. Isso só reforça ainda mais o compromisso do Mozarteum em criar oportunidades para os artistas do nosso País”.



Serviço

ACADEMIA Canto em Trancoso

Rolf Beck, direção e regência

Solistas da academia Canto em Trancoso

Inscrições / orientação para as audições: de 3 de março a 5 de abril, pelo site do Mozarteum Brasileiro (https://mozarteum.org.br/cultura-musical/canto-em-trancoso-2020/), gratuitas.

- Data da academia: de 5 a 11 de julho

- Professores: Rolf Beck (direção), Lucia Duchonová, Marcel Boone e Renate Arends.



Concerto de encerramento em 11 de julho com:

Coro da academia Canto em Trancoso

Solistas selecionados

Rolf Beck, regente



Ingressos: R$30,00 através do Mozarteum Brasileiro.

Local: Teatro L’Occitane, Trancoso, BA



Patrocinadores:

Lei de Incentivo à Cultura

Mantenedores: Banco BV, EMS e GRUPO L’OCCITANE

Patrocinadores ouro: Bradesco, Banco BNP Paribas, Crowe

Patrocinadores prata: Deloitte

Colaboradores: Garde Asset Management

Apoio: Estadão, Teatro L’Occitane e Terravista Brasil

Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Governo Federal



Mozarteum Brasileiro

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de oito mil alunos passaram pelas masterclasses e 340 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.



Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck foi fundada em 2002, como parte do Schleswig-Holstein Music Festival, resultado de uma iniciativa extremamente bem-sucedida de seu diretor artístico Rolf Beck, voltada à descoberta de talentos e à difusão do canto de excelência. Desde então, representa o mais alto nível do canto coral, com energia, entusiasmo e alegria em suas interpretações. Hoje independente, a academia seleciona anualmente jovens cantores de cerca de 15 países em audição mundial para formar um conjunto vocal único. A Chorakademie Lübeck vem apresentando programas inovadores e extraordinários, além de grandes obras corais do repertório clássico com orquestras célebres, como a Filarmônica de Munique, a Orquestra Sinfônica Hessischer Rundfunk, a Orquestra Sinfônica de Hamburgo, a Orquestra Sinfônica de Xangai, a Orquestra Filarmônica de Hong Kong, entre muitas outras. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais.



Sobre Rolf Beck

A magnífica première mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966, foi decisiva para o então jovem estudante de Direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com Helmuth Rilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da Bamberg Symphony Orchestra, que teve performance de sucesso similar. Em 2002, como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.



Contatos de imprensa
Marco Dabus, Angelo Prata, Célia Romano
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
marco@presscomunica.com.br + (55 11) 3627-9896 | 99242-4295
angelo@presscomunica.com.br + (55 11) 3627-9894 | 98149-4179
celia@presscomunica.com.br + (55 11) 3627-9893 | 99986-3323


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top